O ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes, conhecido por interpretar o Professor Girafales em “Chaves” (1973-1980), morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos. A informação foi publicada no Twitter de Edgar Vivar, que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa. “Meu professor favorito, descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta”, escreveu Vivar na mensagem.
Não há informação sobre a causa da morte. Aguirre, que há duas décadas tomava medição para controlar diabetes e problemas renais, havia passado recentemente 11 dias internado no México por causa de uma pneumonia. Durante a internação, Aguirre usou o Twitter para agradecer aos fãs e chegou a brincar com boatos de sua morte. “Já começaram os rumores. Digo-lhes que estou vivinho e tuitando. Taaaa, taaa, ta,,, ta!”, escreveu em 1º de junho, usando um bordão do Professor Girafales.
Rubem Aguirre estava aposentado dos palcos desde o fim de 2007, depois que ele e a esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Consuelo perdeu as pernas após a batida. Ela e o marido passaram a usar cadeira de rodas. Nascido em 15 de junho de 1934, na cidade de Saltillo, no México, Rubén Aguirre Fuentes era formado em engenharia agrônoma e começou a carreira artística como locutor e apresentador de rádio e TV. Antes da fama, também trabalhou como toureiro e piloto.
Seu perfil no Facebook informa que, desde 1976, ele fazia apresentações em circos interpretando o Professor Girafales. Aguirre era casado com Consuelo Reyes desde 1960 e deixa sete filhos, além de netos. Em junho, Aguirre, que estava endividado, chegou a pedir para ANDA (Asociación Nacional de Actores) para custear seus tratamentos médicos.
“Minhas forças se acabaram”, disse o ator mexicano, que escreveu um carta para pedir apoio financeiro entitulada “E agora, quem poderá me defender?”, uma referência ao personagem Chapolin. Ainda na última quarta-feira, dia 9 de junho, o ator voltou para casa após 11 dias internado em um hospital de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, no México, por causa de uma pneumonia.
Fonte: Jornal Extra