Aos 19 anos, Rita de Cássia Ferreira de Oliveira tem muita história para contar. Moradora de Rubiataba, no Vale do São Patrício, a jovem realizou o sonho de produzir um livro com sua biografia junto com uma história de ficção que criou.
A professora de apoio que fez parte da produção do livro, Fernanda Rodrigues, contou que a jovem teve 17 paradas cardíacas, além de ter autismo, paralisia cerebral de grau 2, discalculia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“A Rita é uma garota especial e o sonho dela é ser escritora. Eu entrei na escola há cerca de um ano e ela já vinha trabalhando nesse projeto”, explicou a professora.
O livro foi lançado no dia 7 de dezembro, dois dias antes de Rita se formar no terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino em Periodo Integral Raimundo Santana Amaral. “O livro começa com uma mini biografia dela, onde ela fala sobre as dificuldades, bullying e as lutas dela e da família. Depois ela narra uma história sobre ‘vampiras gêmeas’ que criou”, disse a professora. “Agora ela se formou e disse que pretende fazer faculdade”, completou.
A professora explicou que o processo de produção do livro contou com transcrição dos diários da Rita e com trechos que ela narrou para a professoras, que digitaram para ela.
“Ela é alfabetizada e se comunica bem para as limitações dela. Para escrever o livro, transcrevemos os diários manuscritos e também fomos ouvindo ela e digitando”, explicou a professora.
O livro está disponível na versão colorida por R$72,38 no site da editora. A versão preto e branco custa R$30. Segundo a professora, o dinheiro paga pela impressão e não gera lucros. “Dentro do portal é possível inserir o valor de lucro para o escritor, mas, nesse primeiro momento, não tem lucro. Nós conversamos com a Rita para depois colocar lucro no portal”, explicou a professora.
Segundo a professora, Rita é muito querida na cidade e tem muitos amigos.
“Ela conseguiu se desenvolver, realizar coisas e emocionar pessoas. Eu sou encantada com ela“, disse.