Jovem de Rubiataba que teve paralisia cerebral e sobreviveu a 17 paradas cardíacas lança livro 

0
994
Jovem com autismo que teve paralisia cerebral e sobreviveu a 17 paradas cardíacas lança livro em Rubiataba — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Rodrigues.

Aos 19 anos, Rita de Cássia Ferreira de Oliveira tem muita história para contar. Moradora de Rubiataba, no Vale do São Patrício, a jovem realizou o sonho de produzir um livro com sua biografia junto com uma história de ficção que criou.

A professora de apoio que fez parte da produção do livro, Fernanda Rodrigues, contou que a jovem teve 17 paradas cardíacas, além de ter autismo, paralisia cerebral de grau 2, discalculia e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A Rita é uma garota especial e o sonho dela é ser escritora. Eu entrei na escola há cerca de um ano e ela já vinha trabalhando nesse projeto”, explicou a professora.

O livro foi lançado no dia 7 de dezembro, dois dias antes de Rita se formar no terceiro ano do ensino médio na escola Centro de Ensino em Periodo Integral Raimundo Santana Amaral. O livro começa com uma mini biografia dela, onde ela fala sobre as dificuldades, bullying e as lutas dela e da família. Depois ela narra uma história sobre ‘vampiras gêmeas’ que criou”, disse a professora. “Agora ela se formou e disse que pretende fazer faculdade”, completou.

Livro “Diário de uma Garota Especial” foi escrito por jovem com autismo, em Rubiataba, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Rodrigues.

A professora explicou que o processo de produção do livro contou com transcrição dos diários da Rita e com trechos que ela narrou para a professoras, que digitaram para ela.

Ela é alfabetizada e se comunica bem para as limitações dela. Para escrever o livro, transcrevemos os diários manuscritos e também fomos ouvindo ela e digitando”, explicou a professora.

O livro está disponível na versão colorida por R$72,38 no site da editora. A versão preto e branco custa R$30. Segundo a professora, o dinheiro paga pela impressão e não gera lucros. “Dentro do portal é possível inserir o valor de lucro para o escritor, mas, nesse primeiro momento, não tem lucro. Nós conversamos com a Rita para depois colocar lucro no portal”, explicou a professora.

Segundo a professora, Rita é muito querida na cidade e tem muitos amigos.

Ela conseguiu se desenvolver, realizar coisas e emocionar pessoas. Eu sou encantada com ela“, disse.

Rita de Cássia publica livro em Rubiataba, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Rodrigues.
Deixe seu comentário