POLITICA – PT é derrotado em todas as disputas de segundo turno

0
555

O desempenho petista no segundo turno das eleições municipais, confirmou a tendência de queda apontada no primeiro turno. O partido não elegeu nenhum dos sete candidatos com os quais disputou o pleito de hoje (30).

O resultado confirma o pior retrospecto da sigla nas urnas desde 2004, quando o partido elegeu 411 prefeitos após a sigla chegar à Presidência da República. Dos 992 candidatos a prefeito que o partido colocou em disputa neste ano, apenas 254 foram eleitos.

Com isso, a maior cidade sob controle do PT no país a partir de 2017 passará a ser Rio Branco, com pouco mais de 300 000 habitantes.

Comparação com 2012
Em 2012, quando a ex-presidente Dilma Rousseff ainda governava, o desempenho do PT nas eleições municipais foi muito superior ao de agora. O partido tinha eleito, naquele ano, 630 prefeitos em primeiro tuno, e levou 21 para o segundo. Desses, oito foram eleitos.

Mantendo a tendência de crescimento já apresentada no primeiro tuno, o PSDB continuou em trajetória ascendente neste segundo turno em relação a 2012. Nas últimas eleições, o partido elegeu 686 prefeitos em primeiro turno e enviou 17 para o segundo turno, tendo eleito oito prefeitos na segunda fase. Este ano, foram eleitos 14 dos 19 candidatos tucanos que disputaram o segundo turno.

Nas últimas eleições municipais, o PMDB elegeu 1015 em primeiro turno e disputou com 16 candidatos o segundo turno, elegendo mais seis. Agora, o partido disputou o segundo turno com 15 candidatos e conquistou oito prefeituras.

Deixe seu comentário