Oito bois morreram e três ficaram feridos após o rompimento de um cabo de alta tensão em uma fazenda de Nova Crixás, interior de Goiás. O fato aconteceu na tarde do último domingo (15).
Dono da propriedade, Breno Rezende, de 44 anos, contou que o prejuízo somou mais de R$ 41 mil, de acordo com o preço da arroba da última segunda-feira (16). “Estou muito preocupado, pois um prejuízo desse não é fácil para ninguém”, lamentou o produtor rural.
O proprietário afirmou que estava em contato com a Equatorial desde 30 de novembro, quando solicitou que a companhia fosse até a propriedade para a troca de cruzetas que estavam apodrecidas, mas o serviço não foi feito a tempo devido a um imprevisto.
“Eles vieram até o local dias antes e disseram que precisaria de um caminhão, por isso não fizeram o serviço. Quando comuniquei a empresa do acidente, foram lá em uma simples caminhonete e fizeram o serviço, mas o prejuízo dos bois ficou nas minhas costas”, contou o fazendeiro.
Através de Nota, a Equatorial comunicou que no sistema, não há registro formal de protocolo da unidade consumidora para pedido de manutenção na rede. No entanto, assim que a empresa teve ciência da morte dos animais, enviou um técnico ao local (confira o posicionamento completo abaixo).
“Foi identificada a necessidade de manutenção com a rede elétrica ligada, o que precisa ser feito por uma equipe especializada. A equipe estava programada para o serviço com urgência, mas foi impedida após fortes chuvas atingirem o local. Com a linha energizada, não foi possível executar o trabalho. A tempestade, que vinha sendo alertada pela distribuidora e meteorologistas, ocasionou o rompimento de um cabo”, informaram na nota.
No dia do acidente, Breno disse que os funcionários da fazenda ao lado presenciaram a morte dos bois e o comunicaram. “Para ajudar, o marido da vizinha e outro parente entraram lá no pasto para tocar o resto da boiada para longe do fio de alta tensão, correndo até risco de vida”, pontuou.
O proprietário ressaltou que no momento da ajuda o fio ainda estava rompido e que demorou quase quatro horas para a concessionária de energia chegar ao local, bloquear a energia e realizar a troca da cruzeta.
Breno informou ainda que os três animais lesionados já estão em tratamento e se recuperado. Entretanto, ele relatou que a Equatorial ainda não o procurou para reparar o valor perdido.
Nota da Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás lamenta que o cliente tenha tido prejuízos e informa que a Gerência de Relacionamento da empresa está entrando em contato com o proprietário para prestar as devidas orientações. A concessionária destaca que não há, no sistema, registro formal de protocolo desta unidade consumidora para pedido de manutenção na rede. A distribuidora lembra que os registros são feitos exclusivamente pelos seus canais de atendimento. Apenas por meio deles que a companhia consegue atuar. A Agência Nacional de Energia Elétrica, pela resolução de número 1000, reforça a necessidade de abertura de protocolo pelo cliente.
Assim que empresa teve ciência do caso, enviou um técnico ao local. Foi identificada a necessidade de manutenção com a rede elétrica ligada, o que precisa ser feito por uma equipe especializada. A equipe estava programada para o serviço com urgência, mas foi impedida após fortes chuvas atingirem o local. Com a linha energizada, não foi possível executar o trabalho. A tempestade, que vinha sendo alertada pela distribuidora e meteorologistas, ocasionou o rompimento de um cabo.
A distribuidora lembra que é extremamente importante o registro de ocorrências nos canais de atendimento da companhia.
- Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
- Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
- Call Center 0800 062 0196;
- Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
- Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no “xxxx” sua Unidade Consumidora (UC).
Desde que assumiu a concessão em Goiás, a companhia atua na recuperação total da infraestrutura elétrica do estado após anos de abandono e falta de investimentos, o que geraram uma degradação do sistema. A distribuidora executa uma série de obras e investimentos estratégicos, direcionados tanto para reforço da qualidade de fornecimento de energia quanto para a expansão e modernização da rede que já ultrapassam os R$ 2 bilhões.
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás