Nova CNH: Goiás começa a emitir documento atualizado a partir de quinta-feira (02)

0
371
Nova Carteira Nacional de Habilitação CNH começa a ser emitida em Goiás a partir de 2 de junho — Foto: Reprodução/Detran-GO

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em Goiás a partir de quinta-feira (2), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão destaca que não há necessidade de troca imediata para quem já tem o documento na versão anterior. Os motoristas devem receber a CNH no formato atualizado à medida que precisarem renová-la, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado.

O Detran informou que suspendeu a impressão de CNHs no estado entre os dias 30 de maio e 1º de junho para realizar ajustes no sistema de gráficas e imprimir os documentos já no modelo novo.

A versão atualizada foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2021 e começa a ser emitida em outros estados já nesta quarta-feira (1º). Em Goiás, o Detran está usando a data para teste, por isso vai começar a imprimir oficialmente a nova CNH a partir do dia seguinte.

Mudanças
O modelo atualizado é em verde e amarelo, vai mostrar a categoria do motorista com equivalência internacional e terá, no verso, de um texto em português, inglês e espanhol para facilitar a identicação dos motoristas brasileiros no exterior.

O documento também deve ter um QR code no verso, que vai facilitar para as autoridades o acesso aos dados do motorista habilitado.

No canto superior direito vai ficar uma indicação de “P”, se a pessoa tiver permissão provisória para dirigir, enquanto a letra “D” aparece no documento de quem já tem a habilitação definitiva.

Segundo informações do Detran, a nova CNH tem mais itens que garantem a segurança da originalidade do documento, como: “tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações”. (Via: G1/Goiás)

Deixe seu comentário