Veja como será a nova CNH usada no Brasil a partir de junho de 2022

0
160
Veja como será a nova CNH, que estará disponível no Brasil em 2022 (Foto: Reprodução - Contran)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, na última segunda-feira (27), o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estará disponível no Brasil em 2022. De acordo com a resolução nº 886, o novo modelo será confeccionado a partir de 1º de junho do ano que vem.

De acordo com a resolução, não há necessidade de troca imediata do documento para o novo padrão. A mudança pode ocorrer de acordo com que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via. Outra novidade é que o documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou de ambas as formas; a escolha ficará à critério do condutor.

Veja as mudanças na nova CNH
O novo modelo de CNH tem a predominância das cores verde e amarelo. O documento trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a dirigir.

A primeira coluna terá a categoria da CNH, em seguida, uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Além disso, agora, o documento conta com uma nova categoria: a “P”, que indicará que o motorista tem apenas permissão para dirigir. A letra “D”, utilizada no mesmo campo, será para dizer que o motorista já conta com a CNH definitiva.

O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e um campo para constar as restrições médicas.

O novo modelo manterá o QR Code, que já terá disponível no documento desde 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive, a fotografia do motorista, mas não terá a assinatura do mesmo.

Deixe seu comentário