Candidato de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

0
178

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro foi eleito, em primeiro turno, presidente da Câmara dos Deputados. O resultado apareceu no painel eletrônico por volta das 23h desta segunda-feira (1º).

Lira obteve 302 votos. O principal adversário dele, Baleia Rossi (MDB-SP), alcançou 145. Baleia era o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que, assim, também sai derrotado.

Fabio Ramalho (MDB-MG) recebeu 21 votos. Em seguida, o placar indicou Luiza Erundina (PSOL-SP), com 16 votos, Marcel Van Hattem (Novo-RS), que teve 13 votos; André Janones (Avante-MG), com 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto. Houve 2 votos em branco.

Logo após o resultado da eleição, Lira discursou, reforçando a mensagem de que as decisões da presidência serão coletivas, rememorando críticas que fez, durante a campanha, ao poder concentrado por Rodrigo Maia, que manteve a Casa menos vinculada ao governo Bolsonaro.

Arthur Lira vai comandar a Casa até 31 de janeiro de 2023. Cabe a ele pautar, ou deixar de pautar, projetos na Casa, entre eles os que são caros a Bolsonaro, como propostas envolvendo armas para civis e a chamada “pauta de costumes”.

 

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.