Covid-19: Brasil pode receber 130 milhões de doses da vacina de Oxford em 2021

0
502
Aumento aconteceu pois testes apontaram que vacinação mais eficaz inclui uma dose reduzida na primeira aplicação, ao invés de uma dose completa

A vacina contra Covid-19 produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford deve chegar a mais 30 milhões de brasileiros a mais em 2021, aumentando o total de doses para 130 milhões.

O ganho de 30% deve ocorrer porque os testes clínicos divulgados nesta segunda-feira, 23, mostraram que o protocolo de vacinação mais eficaz inclui uma dose reduzida na primeira aplicação, ao invés de uma dose completa.
A Astrazeneca e a Universidade de Oxford informaram que o esquema de vacinação que prevê uma dose reduzida e uma dose completa, com um mês de intervalo, obteve eficácia de 90%. Enquanto que protocolo com duas doses completas e o mesmo intervalo atingiu eficácia de 62%.

O estudo envolveu 11 mil voluntários, cerca de 2,7 mil com o protocolo mais eficaz e quase 8,9 mil com o protocolo de duas doses completas. Não houve registro de eventos graves relacionados à segurança da vacina e nenhum dos voluntários vacinados desenvolveu casos graves da Covid-19 ou precisou ser hospitalizado. (Com informações da Agência Brasil)

Deixe seu comentário