BRASIL – Após 31 dias, Bancários encerram greve; Caixa mantém greve em alguns estados

0
432

Após 31 dias de paralisação, bancários de todos os 26 Estados, mais o Distrito Federal, já decidiram nesta quinta-feira (6) encerrar a greve da categoria após mais de um mês. As agências voltam a funcionar nesta sexta-feira (7). Há diversos sindicatos regionais discutindo neste momento se aceitam ou não a proposta dos bancos para encerrar a greve.

A exceção são algumas agências da Caixa. Servidores do banco rejeitaram a proposta em várias cidades do país.

A terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

GOIÁS
Após 31 dias, os bancários de Goiás decidiram encerrar a greve após assembleias realizadas nesta quinta-feira (6), em Goiânia. A categoria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que, entre os principais pontos, reajusta o salário em 8%, mais um abono de R$ 3,5 mil.

Os servidores voltam ao trabalho na sexta-feira (7). Além dos vencimentos, também ficou acordado um aumento de 10% para o auxílio alimentação e 15% na cesta básica. A licença-paternidade passou de cinco para 20 dias e as faltas durante a paralisação serão abonadas.

Os bancários entraram em greve em Goiás no último dia 6 de setembro. A decisão fazia parte de um movimento nacional. Inicialmente, os trabalhadores reivindicava reposição da inflação, mais 5% de aumento real, o que no total chegaria a 14,78%.

Para chegar ao consenso, foram realizadas três assembleias: uma dos bancos privados, uma dos servidores do Banco do Brasil e outra com funcionários da Caixa Econômica Federal.

 

Deixe seu comentário