Uma imagem que mostra mais de 20 aeronaves em uma pista de pouso de uma fazenda impressionou a web. O registro tem milhares de curtidas em diferentes perfis nas redes sociais. O local foi palco de um evento do agronegócio na Fazenda Conforto, em Nova Crixás, no noroeste de Goiás.
O evento aconteceu na última quarta-feira (11) e reuniu líderes do agro brasileiro. Um dos participantes foi Daniel Vilela (MDB), vice-governador de Goiás.
Nos posts, internautas se mostram espantados com a quantidade de aeronaves. “Fazemos divisa aqui com a Conforto, era muito avião voando por cima da minha casa”, escreveu uma internauta.
Outros comentários descreveram o orgulho de ser “do Goiás”. “O centro do agronegócio do Brasil, de Goiás para o mundo,” escreveu outro internauta.
Segundo o convidado Leandro Marmo, CEO de um escritório de advocacia, as aeronaves eram de alto padrão. Ele contou que viu jatos executivos avaliados em mais de R$ 100 milhões e dezenas de aeronaves King Air, uma das mais utilizadas no setor agro, conhecida pela robustez e capacidade de operação em pistas curtas.
Jatos de até R$ 40 milhões e King Air: veja quais eram as aeronaves que aparecem em pista de fazenda:
Aviões avaliados entre R$ 800 mil e R$ 40 milhões estão entre os modelos que aparecem na pista da fazenda.
“Em questão de valores, tem avião aí a partir de R$ 800 mil até R$ 40 milhões, pelo que eu vi por cima no vídeo. R$ 40 milhões que seria o CJ (Citation CJ)“, explica o comandante Diego Fernando Scuissato, especialista em aviação consultado pelo portal.
Entre os modelos que aparecem no vídeo e são citados por Diego estão: o Bridge Craft que seria o King Air C90 e F90, Senecas, Citation, Citation 3, que é um jato. De acordo com o comandante, a diferença dos jatos é que eles só pousam em pistas pavimentadas, mas também oferecem alta performance.
“A maioria dos aviões que estão aí são King Air. Esses variam de R$ 8 milhões até R$ 20 milhões dependendo da configuração interna, só que são dos aviões mais seguros que existem“, destacou.
Segundo Diego, na imagem aparecem várias aeronaves King Air que atendem às necessidades do agro por terem a característica de pousar tanto em pista pavimentada (de asfalto) quanto nas pistas não pavimentadas, além de oferecer segurança.
“É uma aeronave de performance incrível que pousa em pistas curtas que não são pavimentadas e que voa bem alto também. É pressurizada e muito segura“, disse o comandante.
Diego explicou a diferença entre King Air e o jato. Segundo ele, o primeiro é um turboélice, ou seja, tem a hélice nas asas. Já o jato não tem a hélice na frente.