Revisão do cadastro do Bolsa Família exclui 1,73 milhão de famílias ‘unipessoais’ em 2023

Revisão do cadastro do Bolsa Família exclui 1,73 milhão de famílias ‘unipessoais’ em 2023

BOLSA FAMÍLIA ✂️ | Após um ano de Bolsa Família no governo Lula, 1,73 milhão de famílias unipessoais – arranjos de uma só pessoa – foram excluídas do programa. O objetivo, segundo o governo, é evitar que pessoas recebam o benefício de forma irregular e garantir que quem precisa tenha acesso.

Famílias unipessoais têm direito ao benefício, mas o governo identificou, desde o ano passado, situações em que mais de uma pessoa recebia o Bolsa Família em um mesmo endereço. Segundo o governo federal, em dezembro de 2022, 5,88 milhões de famílias unipessoais recebiam o pagamento. Ao final do ano passado, após a revisão, o total caiu para 4,15 milhões.

Na revisão, o governo percebeu que em 2022, ano eleitoral, muitas famílias foram incluídas no programa. Além disso, algumas exigências que foram retiradas pelo governo Bolsonaro, como frequência escolar e cartão de vacinação em dia, vão ser retomadas.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, esses 7 milhões de beneficiários do Bolsa Família vão passar por revisão em 2024 devido a:

📌 dados desatualizados (cuja última atualização tenha sido em 2019, 2020 ou 2021);
📌 inconsistência na renda declarada;
📌 inconsistência na composição familiar; e
📌 divergência nas informações de renda declaradas.

Deixe seu comentário

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.