Os clientes dos Correios agora precisam fornecer CPF ou CNPJ para enviar encomendas em território nacional. Já remetentes estrangeiros terão de entregar o número do passaporte. A medida começa a valer hoje (1º) para qualquer tipo de pacote, seja à vista ou faturado. De acordo com a empresa, o atendimento será recusado para clientes que não quiserem passar as informações.
Os Correios explicaram que os dados de identificação não ficarão expostos nas embalagens e serão tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O mesmo procedimento já era adotado em envios internacionais.
A mudança também impactou as postagens destinadas aos lockers (ou seja, os armários ofertados pelos Correios em algumas cidades) e as entregas tipo Clique e Retire. Nesses casos, além dos dados do remetente, será necessário informar CPF, CNPJ ou passaporte do destinatário, juntamente do número de celular ou email do recebedor.
Para agilizar o processo de envio, a estatal recomenda fazer a pré-postagem por meio do app oficial dos Correios, disponível para Android e iPhone (iOS). De acordo com a empresa, a medida foi adotado para garantir mais segurança no envio de encomendas dentro do Brasil, permitindo o rastreamento das postagens pelo número de CPF.