CENSO 2022: Prefeito Mário Salles foi o primeiro entrevistado em Itapaci

0
152
Imagem: Dpt. de Comunicação PMI

O Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira nos 5.570 municípios do país. Os mais de 183 mil recenseadores do IBGE visitarão 75 milhões de domicílios até outubro. 

Em Itapaci, o primeiro morador entrevistado foi o Prefeito Mário José Salles, que recebeu um recenseador do IBGE em seu gabinete e em poucos minutos, o chefe do executivo Itapacino completou o questionário realizado.

”É fundamental que os moradores de nossa cidade responda as questões do Censo 2022. Com base nesses dados são construídas as políticas públicas de nosso município. Um exemplo é o tamanho da nossa população”, disse Mário. 

 

O que é o Censo?

O Censo é a mais ampla pesquisa sobre a população brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é feita mediante visita ou coleta de informações em todos os domicílios do país.

Para que serve a pesquisa?

A pesquisa realiza uma ‘fotografia’ detalhada dos brasileiros ao realizar perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outros.

Essas informações são utilizadas por diferentes instituições e organizações sociais como base para formulação de políticas públicas em áreas como saúde e educação até segurança pública, planejamento urbano, transferências de renda e saneamento básico, por exemplo.

Como identificar um recenseador(a) do IBGE?

Os recenseadores estarão sempre uniformizados com o colete do IBGE, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

 

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 30 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.