Consumo diário de álcool diminui volume do cérebro, afirma estudo

0
278

Apenas uma dose diária de álcool já é capaz de reduzir o volume do cérebro, de acordo com um estudo publicado no periódico Nature. Segundo os cientistas, as consequências parecem piorar conforme o consumo aumenta.

Os resultados da pesquisa mostraram que a ingestão de bebida alcoólica, mesmo que baixa, está negativamente associada a medidas de volume cerebral. As pessoas estudadas que bebiam uma ou duas doses por dia, por exemplo, já tinha alterações na macro e microestrutura do cérebro.

Quem bebia três latas de cerveja diárias, por exemplo, apresentou uma redução na massa branca e cinzenta.

“Não é linear. Fica pior quanto mais você bebe”, disse o autor do estudo Remi Daviet, professor assistente de marketing na Wisconsin School of Business da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).

Entretanto, é importante ressaltar que o estudo tem limitações. Além de analisar indivíduos apenas de determinada faixa etária e de uma única região do mundo, o consumo relatado pelos participantes da pesquisa é de apenas um ano antes. Ou seja, as estimativas podem não mostrar se o consumo anterior ao estudo tem impacto nos resultados.

As análises também não consideram pessoas com diagnóstico anterior de abuso de álcool. Estudos anteriores mostraram que o cérebro tem uma recuperação com a cessação do consumo de álcool, mas isso varia com a idade e o gênero, e a recuperação pode ser incompleta. Sendo assim, um diagnóstico anterior provavelmente influenciaria os resultados. Portanto, mais pesquisas são necessárias. (Com informações do UOL)

Deixe seu comentário