O Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário (IHU) identificou uma nova variante da Covid-19, na França. Chamada de “IHU”, a variante, da qual pouco ainda se sabe, foi batizada pelos cientistas com as iniciais do instituto.
Denominada de B.1.640.2., a nova cepa descoberta tem 46 mutações e 12 casos já foram detectados até agora no país. Apesar da recente descoberta, os pesquisadores afirmam que é cedo para especular os sinais e a gravidade da nova variante.
Um estudo publicado na revista científica digital MedRxvi, pelo professor Philippe Colson, indica que a variante se localiza diretamente na proteína “spike”, que é a molécula responsável pelo primeiro contato do vírus com as células do corpo. “Essas observações, no geral, mostram mais uma vez a imprevisibilidade do surgimento de novas variantes do coronavírus, e sua introdução pelo exterior exemplifica a dificuldade de controlar a disseminação subsequente”, afirmou Colson.
Na França, os primeiros casos foram detectados na localidade de Forcalquier, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Na mesma região, mas em Marselha, uma dezena de casos surgiram associados a viagens aos Camarões, país que faz fronteira com a República do Congo.