Pela 1ª vez, todas as regiões de Goiás estão em situação de calamidade

0
616
Todas as regiões de Goiás estão em situação de calamidade, conforme mapa do governo

Todas as 18 regiões de Goiás estão em situação de calamidade por causa do avanço da Covid-19, conforme aponta o mapa do governo nesta quinta-feira (1º). É a primeira vez que todo o estado entrou na cor vermelha, que representa o pior nível da pandemia. Esse monitoramento é feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde 16 de fevereiro.

O monitoramento leva em consideração seis indicadores. Na cor vermelha, a taxa de contágio está acima de 1, ou seja, 100 infectados transmitem o coronavírus para, pelo menos, 100 pessoas.

Na semana passada, havia 17 em vermelho e uma laranja, que era Nordeste II, que envolve 11 municípios, entre eles Posse e São Domingos. No entanto, a Nordeste II entrou no vermelho por ter uma piora em três dos seis indicadores que compõem a fórmula do mapa: avanço de casos de síndrome respiratória aguda grave, aumento da mortalidade de pacientes pela infecção e crescimento da taxa de contagio.

Seis das 18 regiões tiveram uma melhora no índice de risco, mas não a ponto de mudar a cor para laranja, que aponta uma situação crítica. Desde que a nova versão do mapa foi lançada, no dia 27 de fevereiro, nenhuma região esteve com a cor amarela (situação de alerta), a que permite maior flexibilização.

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 26 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.