Pela 1ª vez, todas as regiões de Goiás estão em situação de calamidade

Todas as 18 regiões de Goiás estão em situação de calamidade por causa do avanço da Covid-19, conforme aponta o mapa do governo nesta quinta-feira (1º). É a primeira vez que todo o estado entrou na cor vermelha, que representa o pior nível da pandemia. Esse monitoramento é feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde 16 de fevereiro.
O monitoramento leva em consideração seis indicadores. Na cor vermelha, a taxa de contágio está acima de 1, ou seja, 100 infectados transmitem o coronavírus para, pelo menos, 100 pessoas.
Na semana passada, havia 17 em vermelho e uma laranja, que era Nordeste II, que envolve 11 municípios, entre eles Posse e São Domingos. No entanto, a Nordeste II entrou no vermelho por ter uma piora em três dos seis indicadores que compõem a fórmula do mapa: avanço de casos de síndrome respiratória aguda grave, aumento da mortalidade de pacientes pela infecção e crescimento da taxa de contagio.
Seis das 18 regiões tiveram uma melhora no índice de risco, mas não a ponto de mudar a cor para laranja, que aponta uma situação crítica. Desde que a nova versão do mapa foi lançada, no dia 27 de fevereiro, nenhuma região esteve com a cor amarela (situação de alerta), a que permite maior flexibilização.