Dia do Cerrado ressalta a importância do bioma para o Brasil

0
458

No último dia 11 de setembro foi comemorado o Dia do Cerrado, e a Prefeitura de Itapaci através do Secretaria do Meio Ambiente destacou a importância desta data.

O Dia Nacional do Cerrado, a ser comemorado no dia 11 de setembro de cada ano, foi instituído pelo Decreto de 20.8.2003 e assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ocupando uma área de 2 milhões de km², o que corresponde a 25 % do território brasileiro, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, superado apenas pela Amazônia. Estende-se em área contínua por 11 estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal, que está totalmente localizado na área nuclear do Cerrado.

O Cerrado comporta a maior diversidade do continente em termos de espécies endêmicas. A riqueza de sua biodiversidade, a segunda maior da América do Sul, pode ser interpretada pela vasta extensão territorial, pela posição geográfica privilegiada, pela heterogeneidade vegetal, e por ser cortado pelas três maiores bacias hidrográficas da América do Sul.

Ocupando áreas de clima tropical, com duas estações alternadas bem marcadas (a seca, que ocorre no inverno e a chuvosa, no verão), o Cerrado é formado por um mosaico de fitofisionomias que variam de formações campestres até formações florestais como: campo sujo, cerradão, campos cerrados, cerrados stricto sensu” ou campo limpo.

A diversidade de cada uma de suas paisagens mantém determinado nível de relações ecológicas que a distingue das demais, seja ao nível de ciclagem de nutrientes, produção de biomassa, ou mesmo balanço hídrico e energético.

 

Deixe seu comentário