Programa Goiás Sinalizado chega a Itapaci

Quem está transitando pelas ruas de Itapaci, pôde notar algo diferente nas ruas, principalmente nas esquinas. Atendendo pedido formulado pelo prefeito de Itapaci Mário Macaco, o Governo de Goiás através Detran está sinalizando todos os cruzamentos de ruas e avenidas de Itapaci.
Iniciado na semana passada através de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Itapaci em parceria com o Governo de Goiás através do programa Goiás Sinalizado, várias ruas da cidade já receberam a realização da sinalização em vários pontos da cidade.
O serviço de sinalização está sendo feito por uma equipe do DETRAN – GO (Departamento Estadual de Trânsito), onde o órgão faz a sinalização horizontal e a vertical.
Esse é mais um benefício que está chegando para dar mais mobilidade ao trânsito e segurança a todos trafegam pelas vias.
Programa Goiás Sinalizado
Em uma iniciativa inédita no País, o Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), lançou em janeiro de 2012 o Programa Goiás Sinalizado, que levará sinalização horizontal e vertical a todos os municípios do Estado. O Detran-GO vai disponibilizar projeto técnico e implantar a sinalização nas cidades, além de oferecer educação de trânsito à comunidade.
O programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, os municípios receberão a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do Detran-GO irá até lá para desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização.
O Goiás Sinalizado prevê ainda a implantação de forma gradativa das ciclofaixas, que visam garantir a segurança para os ciclistas, criando uma alternativa para o trânsito dos centros urbanos. A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres e de ciclofaixas contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.