Uma jovem de 20 anos deu a luz em plena BR-153 enquanto era transportada de Crixás para o Hospital Pio X, em Ceres.
O caso aconteceu na noite desta terça-feira (10) e movimentou a vida da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região do Vale do São Patrício.
O médico intervencionista do Samu, Rafael Khayat, conta que a equipe estava com todo o suporte necessário para o transporte da mãe até o hospital em Ceres, a cerca de 150 quilômetros de Crixás. Porém, o parto teve que ser antecipado e foi realizado dentro da ambulância.
“Não dava para chegar a tempo, então realizamos o procedimento no acostamento da rodovia. Já tínhamos uma incubadora. Crixás não conta com uma maternidade ou hospital de grande porte, por isso o trajeto até Ceres”, destaca o médico.
Apesar de sempre ser uma surpresa, Rafael conta que esse já é o sétimo parto que ele realiza antes da chegada no hospital. Apesar de ser experiente, o médico destaca que sempre existe aquela aflição no momento. “Nunca sabemos o que vai acontecer. Apesar de sempre ter aquele momento de tensão, graças a Deus, tudo dá certo no final”, encerra o médico.
A bebê precisou ser reanimada durante o fim do trajeto até Ceres. Segundo Rafael, mãe e filha continuam no hospital, mas passam bem. A criança se chama Emanuelly e, para o médico, ela já é uma guerreira por ter passado por toda essa luta para nascer.