Campanha Nacional de Multivacinação tem Dia D neste sábado

0
679

Neste sábado (16), é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos, que começou no último dia 11 e vai até o dia 22. Estão disponíveis 13 vacinas para crianças de até nove anos e oito para a faixa etária de 10 a 15 anos. Em todo o Estado 959 postos fixos serão disponibilizados. As unidades ficam abertas das 8 às 17 horas.

São oferecidas vacinas que protegem contra várias doenças como tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, meningite C, hepatite A e B, poliomielite, rotavírus, pneumonia, HPV, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e varicela. A vacina é a melhor forma de prevenção a doenças graves e com alto potencial de letalidade, inclusive, para manter erradicadas do território brasileiro, doenças como o sarampo.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer a um posto de vacinação para conferir se a caderneta está em dia. O objetivo da campanha é resgatar não vacinados ou completar esquemas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A multivacinação é uma estratégia onde, num único momento, são oferecidas à população-alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal e como resultado a redução das doenças imunopreveníveis no País.

A gerente de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa/SES-GO) Joice Dorneles destaca a importância de atualizar o cartão. “Na Campanha de Multivacinação são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis, e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessa campanha procura-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação’’, diz.

Joice alerta que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação. Isso é importante para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização”, finaliza.

Deixe seu comentário