Uma carreta carregada com 35 mil pacotes de cigarros do Paraguai foi apreendida na manhã da última segunda-feira (3), na BR 364, perímetro urbano de Jataí. Ao todo, são 350 mil carteiras de cigarro. A carga é avaliada em aproximadamente R$ 1,7 milhão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu durante fiscalização rotineira. O condutor atendeu a uma solicitação dos policiais de parar o veículo, o abandonou e fugiu para um matagal, mas foi alcançado e preso pela polícia.
O homem, de 39 anos, é sul-matogrossense e reincidente no contrabando de cigarros. Ele informou à polícia que recebeu a carga em um posto de combustíveis, localizado em Dourados, no Mato Grosso, e a entregaria em Rio Verde, também em um posto de combustíveis. Pelo transporte da carga ele recebeu R$ 13 mil.
Ele foi conduzido para a Polícia Federal de Jataí e responderá pelo crime de contrabando de mercadoria proibida no país, previsto no art. 334 do Código Penal, cuja pena varia de 2 a 5 anos de reclusão.
A PRF informa que se trata de um crime grave pois, além do não pagamento dos tributos, o cigarro produzido no Paraguai não passa por fiscalização sanitária e é potencialmente causador de doenças graves, ainda mais danosas que o cigarro de procedência nacional.