Aloysio Nunes substituirá José Serra no Ministério das Relações Exteriores

0
497

Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, é o novo ministro das Relações Exteriores, no lugar de José Serra. Ele já comandou a comissão de relações exteriores do Senado, quando fez duras críticas à eleição de Donald Trump nos EUA.

Aloysio já foi deputado estadual e federal por SP, vice-governador do estado, ministro duas vezes no governo Fernando Henrique e vice na chapa de Aécio Neves nas ultimas eleições, até voltar ao Senado, onde foi um dos principais opositores do governo Dilma.

O senador é investigado pelo STF. O empresário Ricardo Pessoa disse, em depoimento à Lava Jato, ter pago ao senador R$ 200 mil não declarados. A assessoria do senador disse que o inquérito que está no Supremo não tem ligação com a Lava Jato e afirmou ainda que o próprio delator já declarou que não tem conhecimento do fato investigado.

Para justificar a escolha do nome de Aloysio Nunes pra novo chanceler do Itamaraty, o Palácio do Planalto destacou as contribuições do senador na área da política externa, já que ele foi presidente da comissão de relações exteriores do Senado. E foi nessa condição que, em entrevista à Rádio Senado, ele fez críticas sobre a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos.

“Eu acho que ele é o pior que poderia haver no partido republicano. É o mais reacionário, o mais xenófobo, o mais intolerante. De modo que eu acho que o mundo não vai ficar melhor, pelo contrário. Vai ficar pior. Tomara que esses meus prognósticos sombrios não se confirmem”, declarou.

Nas redes sociais, o ministro evitou entrar em polêmicas e falou dos desafios que o país tem que enfrentar daqui pra frente. “Eu penso que a política externa neste momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda, pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, na área do comércio internacional, na área de investimentos, para trazer mais investimentos, mais prosperidades e mais empregos pro Brasil”

A posse de Aloysio Nunes está marcada pra terça que vem.

Deixe seu comentário