ITAPACI – Sem chuva, moagem de cana cai 18% e favorece antecipação do fim da safra

0
689

Nesta segunda-feira (19) se encerrou com pouco mais de um mês de antecedência a Safra 2016/17 da Usina Vale Verde Empreendimentos Agrícolas (Vale Verde) localizada na GO 336 na cidade de Itapaci (GO).

De acordo com Edilwilson supervisor de RH da empresa, durante o período da safra foram gerados cerca de 2 mil empregos, sendo 800 funcionários efetivos e 1200 safristas. Iniciada no dia (27/04) a moagem durou cinco meses. O principal motivo para a antecipação do fim da safra foi a grande estiagem ocorrida em Itapaci e toda região de colheita, afetando assim a produção em 18% comparada a safra 2015/16.

A antecipação do fim da safra traz uma certa preocupação ao comércio local, já que no período da moagem a economia local da um grande salto  devido a grande geração de empregos e muitas pessoas vindo de todos os locais do Brasil.

A nova safra 2017/18 tem previsão de inicio apenas em abril de 2017, com isto teremos um período de cerca de seis meses a espera da nova moagem.

Alta nos preços
Segundo o economista Roberto Fava Scare, a antecipação do fim da safra também deve prejudicar o consumidor, com aumento no preço do etanol já no próximo mês. A alta, segundo ele, deve ser de R$ 0,10 a médio prazo.  “ A antecipação aumenta a pressão de preços para o consumidor final. Aquele período tradicional de aumento vai ser antecipado. Em vez de acontecer em novembro, dezembro, vamos começar a enfrentar agora, no comecinho de outubro”.

 

 

 

Deixe seu comentário