ESPORTE – Paralimpíada começa hoje no Rio, com tour da tocha e abertura oficial

0
441

Hoje se comemora o Dia da Independência do Brasil. Mas essa data, lembrada desde 1822, parece mais especial nesta quarta-feira. Isso porque neste dia também começam as Paraolimpíadas Rio 2016, que se estenderão até o dia 18 do mesmo mês. A abertura acontece às 20h, no Estádio Maracanã, como foi nas Olimpíadas.

Depois de pouco mais de duas semanas de intervalo, o Rio a ficar imerso no clima esportivo. O maior evento do gênero no mundo apresentará 23 modalidades em seus 11 dias de competição. Serão 528 provas valendo o tão sonhado ouro olímpico. Destas, 225 serão disputadas por homens; 225, por mulheres, e 38 mistas.

Goiás

O Estado de Goiás levará 14 atletas para as Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Pelo atletismo, Lorena Spaladore; pela natação, Ítalo Gomes, Vanilton Filho e Ruiter Silva; pelo tênis de mesa, Iranildo Espíndola e Thaís Fraga; no tiro com arco, Andrey Muniz, Diogo Rodrigues e Jane Karla; no vôlei sentado, Adria Jesus da Silva, Jani Freitas Batista, Pâmela Pereira e Nurya de Almeida Silva; e pelo basquete em cadeira de rodas, Dwan Gomes.

Histórico

A edição dos jogos Paralímpicos, realizada em Pequim, na China, em 2008, rendeu um feito histórico para o País. O Brasil terminou em 9º lugar, com 47 medalhas. Foram 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Em Londres 2012, foram 43 medalhas: 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. A expectativa é de que na Rio 2016 nossos atletas possam superar o feito de 2008.

Vale lembrar que a primeira vez que o País esteve presente em uma Paralimpíada foi em 1972, em Heidelberg, na Alemanha, com 20 atletas (somente no masculino). Em 1976, em Toronto, Canadá, o Brasil teve mulheres em sua delegação e conquistou suas primeiras medalhas.

 

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 30 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.