VALE SÃO PATRÍCIO – A seca do Rio das Almas assusta população de toda região

0
1178

O calor e a estiagem dos últimos meses estão afetando um dos principais rios da região do Vale do São Patrício. Nunca foi tão fácil ver o fundo do Rio das Almas como agora.

Um dos afluentes da bacia do Tocantins, o Rio das Almas corta os municípios de Pirenópolis, Jaraguá, Uruana, Rianápolis, Carmo do Rio Verde, Ceres, Rialma e Nova Glória. Sua nascente é no limite do Parque Estadual Serra dos Pirineus no município de Pirenópolis. No entanto, longe ainda de iniciar o período chuvoso em Goiás, a população onde é banhada pelo rio já está preocupada com o baixo volume das águas.

A estiagem prolongada e a retirada descontroladamente de água por empresas da região, especialmente as usinas, e o crescimento das cidades vêm contribuindo para que o nível das águas se apresente 50% menor que o esperado para esse período do ano. Em diversos pontos do Rio das Almas já é possível fazer a travessia com as águas batendo na altura dos joelhos.

Conforme a Arara – Associação dos Amigos do Rio das Almas, “É uma situação preocupante. Se não for tomado alguma medida, poderemos ficar sem água num curto prazo de tempo”, afirmam membros da associação.

Em decorrência do baixo nível das águas do rio está preocupando moradores, pescadores e membros de associações que lutam pela preservação do seu leito.

“Nesses mais de 30 anos que frequento o Rio das Almas, nunca tinha visto uma cena dessas”, comentou um morador da região. Importante registrar, que muitos dos pequenos córregos que alimentam o rio já secaram.

Veja Algumas Imagens:

9d03795fd3042a54172fea7463e67c18

fotos_5d0e47cfd7201dadfd3595677b81c1c2

fotos_136b8052a4ef0c37488aae3c3dc28c16

 

Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 30 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.