O presidente em exercício, Michel Temer, autorizou um crédito extraordinário de R$ 150 milhões para ser aplicado na realização das eleições municipais de outubro. O recurso é destinado à Justiça Eleitoral. A medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9).
Em maio, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, informou que faltavam cerca de R$ 250 milhões no orçamento da Justiça Eleitoral para a organização das eleições municipais deste ano. Para acatar a solicitação do Tribunal, o ministério do Planejamento buscou uma solução para o tema.
De acordo com a Secretaria de Orçamento e Finanças do TSE, a maior parte do dinheiro liberado será destinada aos Tribunais Regionais Eleitorais , para a alimentação dos mesários e demais despesas de custeio.
Além disso, os recursos vão para o apoio logístico e garantia da segurança por partes das Forças Armadas, fabricação e deslocamento de urnas eletrônicas e a compra de antenas para a transmissão de dados, principalmente na Região Norte.