O governador Marconi Perillo (PSDB) assinou em abril um projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 300 mil para um evento de magistrados, sob a alegação de que o apoio financeiro destinado ao seminário da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoveria “o aumento do fluxo de turistas” em Goiânia, “contribuindo para o fortalecimento da economia da cidade”.
As informações são do Blog do Fred, da Folha de São Paulo. Ainda segundo o blog, o projeto foi enviado à Assembleia Legislativa com pedido de tramitação em regime de urgência máxima. A autorização do Governador causou polêmica na imprensa nacional, já que a alegação de que influenciaria o ”turismo” não convenceu, segundo especialistas não há retorno turístico equivalente ao investimento.
Em nota, a AMB afirmou que a doação é legal e “atendente às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”. Confira o comunicado na íntegra:
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) esclarece que solicitou patrocínio ao Governo do Estado de Goiás para realização do Seminário Internacional de Direito Ambiental Aprofundado, realizado entre os dias 22 a 24 de abril de 2016.
O evento foi realizado no bairro Jardim Goiás, na cidade de Goiânia/GO, e contou com a presença de cerca de 150 participantes, tendo na programação palestrantes e especialistas internacionais em direito ambiental.
A sinalização de patrocínio foi confirmada pelo Governo de Goiás, no valor de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais). A AMB esclarece, ainda, que a doação é legal e atendente às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: O Popular