ITAPACI: Disponível na rede pública vacinas contra vírus HPV e GRIPE

ITAPACI: Disponível na rede pública vacinas contra vírus HPV e GRIPE

A Secretaria de saúde de Itapaci informa a toda população que está disponível nos postos de saúde do município as vacinas contra vírus HPV e GRIPE.

VACINA CONTRA HPV (papilomavírus humano):

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo de útero, está incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 9 a 13 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, devem ser imunizadas com duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira.

“A vacina tem efeito preventivo e não possui efeitos colaterais em infecções pré-existentes ou em doenças já estabelecidas. As famílias podem ficar certas da segurança do procedimento e levar suas filhas para garantir mais saúde e bem-estar no futuro”.

Sobre o HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero.

Estudos apontam que 270 mil mulheres morrem devido à doença no mundo. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

VACINA CONTRA GRIPE:

A vacina contra gripe é destinada a crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos , idosos com mais de 60 anos, pessoas portadores de doenças crônicas, gestantes e mulheres no período pós-parto (até 45 dias após parto), além dos profissionais da saúde. Vale lembrar que as gestantes devem tomar a vacina em qualquer período da gestação.

A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente, sendo que cerca de 500 mil acabam em morte.

 

 

 

Deixe seu comentário

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.