Os alimentos que ajudam a combater a depressão possuem propriedades que regulam o humor, sono e apetite devido a sua riqueza em ácido fólico, que é a vitamina B9.
A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. quando ocorrer um momento depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como Dor de cabeça e dor de estômago.
Existem alimentos que podem afastar a depressão e amenizar os sintomas de quem já possui o distúrbio. Além disso, A angustia e a tristeza como sintomas principais, a depressão é uma doença que afeta cada vez mais pessoas. Desde a morte de um ente querido até mesmo fatores econômicos e distúrbios alimentares podem desencadear o problema que, se não for tratado corretamente com o auxilio de um profissional, pode evoluir e afetar diretamente a qualidade de vida do portador.
O sintoma central da depressão é a predominância do humor triste e da angustia, o choro costuma ser fácil e frequente. Outros sintomas como: visão de mundo pessimista, baixa estima, sentimento de incapacidade, instabilidade aumentada, falta de concentração, dificuldade de dormir, sonolência excessiva e também alterações no apetite, que pode estar aumentado ou diminuído, levado a ganho ou perda de peso.
Porém, Contando com o auxilio de alguns alimentos que contêm propriedades especiais, é possível não só prevenir a depressão, como também, afastar alguns sintomas já instalados. Mas é preciso ressaltar que, para que eles tenham o efeito esperado, é necessário manter uma dieta equilibrada e saudável, evitando alimentos industrializados e que contenham gordura em excesso. Então, confira Os 15 Alimentos Para Combater a Depressão.
Morango: O Morango é um dos principais alimentos que ajudam a combater a depressão. Pois, além de contar com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, quem consome a fruta sente um grande bem-estar por conta da presença de fibras e Vitamina C. Além disso, Ele tem uma boa quantidade de vitamina C, que é útil para prevenir resfriados e a oxidação celular. As frutas vermelhas são também uma incrível fonte de fibras. Quem tem prisão de ventre pode contar com a ajuda de todas elas.
Mel: O Mel é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a combater a depressão. Pois, Esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.
Iogurte: O Iogurte é fonte garantida de proteção para os ossos por conta da alta quantidade de cálcio que concentra, este alimento é ideal para inúmeras áreas do corpo responsáveis pelas sensações de bem-estar. Além disso, As substâncias presentes no iogurte ajudam na produção de anticorpo, hormônios e enzimas (importantes para o metabolismo), contribuindo para reforçar o sistema imunológico e retardar o envelhecimento, além de contribuir para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso. A vitamina A presente no iogurte também melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos.
Carnes Magras e Peixes: O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.
Limão: A fruta faz bem para a saúde que pode ser considerada um alimento funcional, pois apresenta inúmeras propriedades terapêuticas. Além disso, O limão também é rico em minerais e Vitamina C, entretanto, também possui substâncias em sua casca que podem trazer benefícios extras à saúde, como prevenção de câncer, induzem a eliminação de toxinas do organismo, além de ter potente atividade antioxidante.
Melancia: A Melancia é outra boa opção de alimentos que ajudam a combater a depressão. Pois, ela é composta principalmente por agua (cerca de 90%), ele é uma excelente fonte de minerais, sendo ideal para a hidratação corporal. Além disso, conta com um beneficio muito importante para saúde: o poder de melhorar a circulação sanguínea, por meio da vasodilatação.
Ovos: Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (Vitaminas do Complexo B), que colaboram com o bom humor.
Uva: disponíveis em varias formas e cores diferentes, ela é um excelente rejuvenescedor natural. Isto se deve à presença de flavonoides, agentes antioxidantes que trazem uma poderosa sensação de bem-estar ao organismo. Além disso, Os flavonoides aumentam o colesterol “bom”, melhoram circulação, previnem danos contra as artérias diminuindo o risco e doenças cardiovasculares. Como a fruta é antioxidante, também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.
Leite: Mesmo o Cálcio sendo o seu nutriente mais lembrado, é importante ressaltar que o leite também contem outros benefícios essenciais para a saúde. Além disso, Ele é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais, que regulam o sistema nervoso e aumentam a resistência a infecções.
Banana: A Banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Além disso, ela também é fonte de vitamina B6, que produz energia. ela também ajudar a diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo.
Oleaginosas: Seja por meio de nozes, Castanha-do-pará, Pistache ou Amêndoas, os nutricionistas indicam a ingestão de mais esta fonte de saúde. Além disso, Estes alimentos são estudados por seus benefícios em comum para a saúde, pois apresentam uma quantidade nutricional semelhante. É possível encontrar neste grupo vitamina E, acido fólico, minerais (selênio, manganês, cálcio e magnésio), aminoácidos (lisina e arginina), fibras e gorduras mono e poli-insaturadas. Elas melhoram a glicemia, os níveis de insulina e o estresse do organismo.
Cereais Integrais: Inseri-los no café da manhã pode ser uma ótima ideia. Isto porque, além da alta quantidade de fibras (que promovem o bom funcionamento do intestino), eles ainda contribuem para deixar a fadiga de lado. Além disso, Os Cereais integrais são fontes de carboidratos, além de conterem vitaminas do complexo B e acido graxo ômega 3. Sendo assim, eles favorecessem a disposição.
OBS: Vale lembrar que os alimentos não podem curar, mas sim amenizar os sintomas da depressão, pois promovem a sensação de bem-estar.
Créditos: saudedica.com