Moradores do Setor Aeroporto em Itapaci-GO, mais precisamente da Rua Donadina Ferreira sub esquina com Rua Santos Dumont, estão reclamando de um ônibus que está estacionado há mais de um ano na via servindo de abrigo para criadouros de mosquito Aedes aegypti.
Mesmo com o grande aumento no índice de casos de dengue, zika e chikungunya, muitos moradores ainda não se preocupam em adotar medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes aegypt.
Um morador que não quis se identificar, mora próximo a local e disse que não aguenta mais a situação, já que toda a sua família já deu dengue e ela suspeita que os mosquitos tenham saído do ônibus que está parado há mais de um ano no terreno.
O Aedes aegypti é um mosquito urbano, que vive no interior das residências ou a poucos metros das casas. Isso porque as fêmeas, únicas transmissoras de doença, precisam do sangue humano para fabricar seus ovos. Para sua proliferação, basta ter água limpa parada, como a água da chuva acumulada.
Combater o Aedes aegypti é um dever de todo cidadão, é necessário que a população se conscientize que o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti ocorre a partir do acúmulo indevido de água, é preciso colaboração de cada para evitar a proliferação e assim doenças causadas pelo mosquito.
Veja abaixo as imagens: