O WhatsApp será de graça para sempre. O anúncio foi feito pelos próprios criadores do app, nesta segunda-feira (18), através do blog oficial. Alguns usuários do mensageiro já contavam com o serviço de modo gratuito. Porém, após o primeiro ano de uso, muitos precisavam pagar a taxa fixada pelo aplicativo. Atualmente o preço é de US$ 0,99 por ano no app.
Segundo os desenvolvedores do famoso aplicativo de mensagens, a cobrança de tarifa “não tem funcionado bem”, com quase ninguém pagando e será testado, em 2016, um novo modelo de negócio com empresas. As taxas devem ser retiradas ao longo das próximas semanas. No Brasil, são cobrados três valores, já convertidos para Real: R$2,55 (um ano), R$6,87 (três anos) e R$9,54 (cinco anos)
WhatsApp de graça e sem anúncios
Prevendo o questionamento óbvio de que serviços grátis implicam em anúncios entre as mensagens, o WhatsApp deixou claro que essa não é a proposta. “Naturalmente, as pessoas podem se perguntar como é que nós pretendemos manter WhatsApp funcionando sem o pagamento de taxas de assinatura e se o anúncio de hoje significa que nós estamos introduzindo anúncios. A resposta é não”, afirmam.
Ainda de acordo com o app, a partir deste ano, serão testadas ferramentas que permitem que os usuários se comuniquem com empresas e organizações. Exemplos dados foram mensagens para o banco sobre uma transação ou para uma companhia aérea sobre um voo atrasado.
“Todos nós recebemos essas mensagens de outra forma hoje – por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas – por isso queremos testar novas ferramentas para tornar isso mais fácil de fazer no WhatsApp”, explicam.
Enquanto isso, o app pretende continuar a oferecer uma experiência sem anúncios de terceiros e spam.
WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil
O WhatsApp é o aplicativo mais usado do Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Conecta, plataforma web de Ibope Inteligência. Em seguida, estão outros gigantes como Facebook, YouTube e Instagram. Até dezembro de 2015, mais de 800 milhões de pessoas já eram usuárias do app. A expectativa era que os números chegassem a 900 milhões até o início de 2016.
Fonte: techtudo.com