Papa Leão XIV alerta católicos sobre devoção a Maria e reforça: Jesus é o único Salvador

Papa Leão XIV alerta católicos sobre devoção a Maria e reforça: Jesus é o único Salvador

Nesta semana, o Vaticano emitiu uma nota doutrinária, aprovada pelo Papa Leão XIV, fornecendo um fundamento bíblico para a devoção a Maria. No documento, é afirmado que o título de “mediadora” não cabe à mãe de Jesus e reafirma que apenas Ele é o Salvador.

“O título de ‘mediadora’ é considerado inaceitável quando assume um significado que exclui Jesus Cristo. No entanto, pode ser usado adequadamente desde que expresse uma mediação inclusiva e participativa, que glorifique o poder de Cristo”, diz um trecho do Dicastério para a Doutrina da Fé no documento.

O texto sugere novas formas de nomenclatura para Maria e afirma a necessidade de cautela ao chamá-la de “Mediadora de todas as Graças“, uma vez que os santos católicos são mediadores da obra de Deus.

“Só Jesus salvou o mundo”, afirma a nova instrução, encerrando um debate interno entre figuras do catolicismo há décadas, que chegou a gerar pequenos conflitos de opinião entre papas recentes.

O falecido Papa Francisco também já se posicionou sobre a questão e se opôs à nomenclatura de “corredentora” ao se referir a Maria, chegando a chamar a ideia de “loucura”. “Ela nunca quis tirar nada do filho para si”, disse Francisco, que faleceu em abril de 2025.

 

 

 

Deixe seu comentário

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.