Papa Leão XIV alerta católicos sobre devoção a Maria e reforça: Jesus é o único Salvador

Nesta semana, o Vaticano emitiu uma nota doutrinária, aprovada pelo Papa Leão XIV, fornecendo um fundamento bíblico para a devoção a Maria. No documento, é afirmado que o título de “mediadora” não cabe à mãe de Jesus e reafirma que apenas Ele é o Salvador.
“O título de ‘mediadora’ é considerado inaceitável quando assume um significado que exclui Jesus Cristo. No entanto, pode ser usado adequadamente desde que expresse uma mediação inclusiva e participativa, que glorifique o poder de Cristo”, diz um trecho do Dicastério para a Doutrina da Fé no documento.
O texto sugere novas formas de nomenclatura para Maria e afirma a necessidade de cautela ao chamá-la de “Mediadora de todas as Graças“, uma vez que os santos católicos são mediadores da obra de Deus.
“Só Jesus salvou o mundo”, afirma a nova instrução, encerrando um debate interno entre figuras do catolicismo há décadas, que chegou a gerar pequenos conflitos de opinião entre papas recentes.
O falecido Papa Francisco também já se posicionou sobre a questão e se opôs à nomenclatura de “corredentora” ao se referir a Maria, chegando a chamar a ideia de “loucura”. “Ela nunca quis tirar nada do filho para si”, disse Francisco, que faleceu em abril de 2025.



