Estado de Goiás tem alerta de tempestade e chuvas intensas para todo o estado

O Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta amarelo para risco de tempestade e chuvas intensas em todo o estado.
Segundo André Amorim, gerente do centro, o alerta foi estendido para todo o território goiano após as fortes chuvas que começaram no domingo e continuam nesta segunda-feira (3).
De acordo com o gerente, o estado terá condição favorável para a ocorrência de tempestades e, por isso, o órgão decidiu trabalhar com um alerta para os 246 municípios. O comunidade foi emitido na manhã desta segunda-feira e tem validade de 24h.
Segundo o gerente, a chuva deve continuar intermitente, mas pode vir com mais intensidade em alguns momentos, o que causa estragos como os vistos nesta segunda-feira em Goiânia, Itumbiara e Aparecida de Goiânia.
André explica também a diferença entre as chuvas intensas e as tempestades. De acordo com ele, a segunda é como um “combo” de fenômenos meteorológicos.
“Na chuva intensa é somente chuva intensa que pode provocar alagamentos. Com a tempestade, vem um pacotão. Pode ter granizo, pode ter rajada de vento… Às vezes, é igual a Itumbiara, onde teve mais vento do que chuva, literalmente”, explicou.
Segundo André, ainda não é possível afirmar que estamos no início da temporada de chuvas, já que a chuva forte começou neste fim de semana. Entretanto, ele diz que a tendência é que as chuvas se consolidem com o tempo.
Alerta amarelo
Elizabeth Ferreira, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, explicou que os alertas amarelos indicam a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h e rajadas de vento de 40 a 60 km/h.
No alerta do Cimehgo, foram destacados alguns dos principais riscos que podem ocorrer com chuvas deste volume:
- Rajadas de vento;
 - Eventual queda de granizo;
 - Risco de corte de energia elétrico;
 - Queda de galhos e árvores;
 - Alagamentos localizados;
 - Descargas elétricas (raios).
 
Além dele, o instituto também emitiu um alerta laranja de chuvas intensas, que alerta para a possibilidade de 30 a 60 mm/h, que pode ser acompanhada por granizo e rajadas de vento de 60 km/h.
Temperaturas
De acordo com André Amorim, as temperaturas máximas devem continuar altas, com uma baixa de 2 ou 3 ºC em razão das chuvas, que trarão um refresco no clima. No boletim enviado pelo Cimehgo no domingo para esta segunda-feira (3), nenhuma região têm média abaixo dos 34 ºC.
Veja as máximas para esta segunda-feira (3) em cada região:
- Região norte – 36ºC
 - Região oeste – 36ºC
 - Região sudoeste – 34ºC
 - Região leste – 35ºC
 - Região central – 35 ºC
 - Região sul – 34 ºC
 
Além disso, a umidade relativa do ar, que esteve em níveis críticos nos últimos meses em Goiás, tem média máxima de 90% em todo o estado pela ocorrência de chuvas.



