Ponto luminoso no céu chama atenção de moradores em Goiás; fenômeno foi visto em Itapaci

Ponto luminoso no céu chama atenção de moradores em Goiás; fenômeno foi visto em Itapaci

Um ponto luminoso se movendo no céu chamou a atenção e despertou a curiosidade de moradores de Goiás, na noite de quarta-feira (14). A “bola de fogo” foi vista em várias cidades de Goiás, entre elas: Itapaci, Pilar de Goiás, Ceres, Rialma e Crixás. (entenda o motivo abaixo)

Entre as especulações dos goianos estavam as hipóteses de meteoro, cometa e lixo espacial.  

O que foi isso que cruzou o céu de Itapaci?”, escreveu um internauta no grupo do IU no whatsaap. Segundo ela, o ponto de luz durou poucos minutos. “Muito estranho achei que era uma nave espacial dos et’s, rs”, mencionou em tom de brincadeira.

Meteoro ou lixo espacial?

Inicialmente, foram levantadas duas possibilidades: a de meteoro e lixo espacial. Para o astrônomo e professor Daniel Vinhal, o rastro luminoso poderia ser a passagem de um possível meteoro, “que são rochas espaciais que cruzam o céu a uma velocidade aproximada de 28 mil km/h”, explicou.

No entanto, a principal possibilidade era a de lixo espacial, que é um “fragmento de um equipamento aeroespacial que pode ter reentrado na terra, deixando no céu esse rastro que impressiona”, destacou o especialista.

Além de Goiás, o ponto de luz também pode ser visto em Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal e no Mato Grosso.

Objeto identificado
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), após receberem inúmeros relatos e vídeos que registraram o momento, fizeram uma análise detalhada da trajetória do objeto, e confirmaram a hipótese de lixo espacial.

As imagens capturadas indicam que o objeto foi inicialmente percebido em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Nesse intervalo de aproximadamente 4 minutos, o objeto percorreu cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de se tratar de um meteoro comum“, explicaram.

Com a análise dos dados, a BRAMON identificou que o ponto luminoso corresponde ao corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Segundo a rede, o foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8.

“Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, sua trajetória foi decaindo até resultar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira“, pontuou a BRAMON.

 

 

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.