As obras para duplicação da BR-153 após Anápolis, rumo à fronteira com o Tocantins, devem ter início já em 2025. A Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela administração do trecho da rodovia desde 2021, informa que, até o final do ano que vem, a expectativa é de que mais de 53 km de duplicações estejam concluídos. A previsão é de que as obras terminem em outubro do mesmo ano.
Caso o cronograma geral proposto pela Ecovias do Araguaia se concretize, a duplicação contemplará as cidades de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis. Para totalizar os 53,44 quilômetros da duplicação como um todo, as obras trarão sete quilômetros de vias no trecho de Campinorte, 16,4 quilômetros para Uruaçu, 28,6 quilômetros para o trecho de Rialma, e 1,4 quilômetros para Rianápolis. “Até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado”, compartilha a concessionária.
Informações compartilhadas pela Ecovias do Araguaia mostram que, entre janeiro e outubro de 2023 e janeiro a outubro de 2024, “houve uma redução de 35% no número de acidentes com vítimas fatais”, o que comprova a eficácia de obras como essa. Os trechos sob responsabilidade da empresa somam mais de 800 quilômetros de estradas entre Goiás e Tocantins, passando por 28 municípios nos dois estados.
“Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações [entre Goiás e Tocantins], 57% com previsão de conclusão até o 10º ano… Até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado [de Goiás]”, coloca a concessionária em nota.
O trecho norte da BR-153 em Goiás já foi considerado uma das piores vias no estado, com malha pouco diversificada e riscos de acidentes. Apesar das intervenções para complemento asfáltico, cobrindo grande parte dos buracos que afetavam a qualidade do trânsito, as obras para duplicação ainda são necessárias. No ano passado, a concessionária realizou duplicação da BR-153 próximo da região de Gurupi, no Tocantins, antes do mês de setembro (ainda no período de seca), e a expectativa geral da população é de que as duplicações em Goiás sigam o mesmo ritmo.
Para além da duplicação da BR-153 entre Anápolis e a fronteira com o Tocantins, a empresa prevê ainda em 2025 a realização de “serviços de ampliação como dois viadutos, retornos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e passarelas”. Para além de garantir maior segurança para os motoristas, o aprimoramento dos trechos mencionados garantem aumento na capacidade de transporte de mercadorias no estado.
“As obras de ampliação e duplicação da BR-153, em Goiás e Tocantins, com entrega prevista para 2025, têm investimento estimado em R$ 410 milhões”, destacam os investimentos no aprimoramento da via.
Veja abaixo tabela com cronograma de obras previsto para o trecho até o fim do contrato de concessão:
Especialista avalia
O especialista em infraestrutura de transportes Urubatan Silva Tupinambá Filho avalia os impactos da obra na qualidade do trânsito no trecho sob administração da Ecovias do Araguaia. De uma forma geral, Urubatan avalia positivamente a atuação da empresa no trecho, que já mostrou resultados em pouco mais de três anos da vigência do contrato que prevê 35 anos de concessão.
O especialista destaca que, de acordo com o contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “é necessário haver a implantação de duplicação obrigatória de 623,3 km”. Considerando que o contrato coloca sob responsabilidade da concessionária 850,7 km, mais da metade das vias deverá estar duplicada ao fim dos 35 anos. A duplicação de 357,9 km deve acontecer entre 2025 e 2032, enquanto os 265,5km de vias restantes devem ser duplicadas entre 2041 e 2047.
Urubatan afirma que a concessionária deve priorizar a atenção à trechos de maior movimento, como o segmento entre Uruaçu e Anápolis, por exemplo. “A melhoria de fluxo de cargas e passageiros tenderá a ser bem melhor, diminuindo gargalos logísticos como engarrafamentos além de baixar o número de acidentes”, avalia.
Para além das duplicações, obra tida como necessária para garantir maior segurança e melhor trânsito, o especialista coloca algumas outras intervenções que contribuem para o aprimoramento das rodovias. Acessos e travessias em meio urbano, retornos, rotatórias, acessos marginais, passarelas, passagens superiores e inferiores, e também Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros são algumas possibilidades para a concessionária. “Quanto mais segregar pedestres dos veículos, garantindo o melhor deslocamento tanto de um quanto do outro, melhor a rodovia será”, garantiu Urubatan. (As informações são do Jornal Opção)