Três homens foram presos suspeitos de trocar leite por água com açúcar ao levar carga para laticínios, em Itaberaí, município da região noroeste de Goiás. De acordo com a delegada Alessandra Batista, a troca era feita em apenas nove minutos e com o caminhão ligado para não levantar suspeita da transportadora.
O trio foi preso na última quarta-feira (24). Os nomes deles não foram divulgados. O portal não localizou as defesas dos suspeitos até a última atualização desta reportagem. Segundo a Polícia Civil (PC), os três foram presos em flagrante por furto qualificado tentado e associação criminosa.
A delegada explicou que a transportadora foi contratada para fazer o transporte do leite de produtores e até os laticínios. “Sete cargas foram recusadas devido à qualidade do leite”, disse. Porém, segundo ela, os produtores e os laticínios não conseguiram identificar o problema no produto.
Preocupada, a transportadora procurou a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar). “Nós identificamos que eles paravam por nove minutos em um lugar ermo e não desligavam o caminhão porque ele era rastreado e, logo, a transportadora iria ficar em alerta”, detalhou.
As equipes foram até o local onde o caminhão parava, em Itaberaí, e encontraram o motorista do caminhão. Segundo a Polícia Civil (PC), ele explicou que a cada viagem mil litros de leite eram trocados por água com açúcar e indicou outros dois parceiros, que recebiam R$ 0,80 por litro.
“Nós prendemos o motorista, o responsável pelo caminhão que pagava para o motorista e quem vendia o produto para outros laticínios”, finaliza Batista.