O Estado de Goiás tem alerta de perigo para chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições climáticas estão favoravéis para as chuvas permanecerem até sexta-feira (26). Em algumas regiões do estado podem ter rajadas de vento de até 60 km/h.
A coordenadora no Inmet em Goiás Elizabete Alves Ferreira disse que há um corredor de umidade quem vem desde a região norte do Brasil e vai associar com uma frente fria que está no oceano na altura do sul da Bahia e na região sudeste.
“Essas condições formam o que a gente chama de zona de convergência do Atlântico sul que é a persistência dessas chuvas por no mínimo três dias” , conta Elizabete.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta para não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda, já que há risco de queda e pode ocorrer descargas elétricas. Além disso, o instituto recomenda ainda evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O André Amorim é gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e contou que as pessoas precisam ficar atentas porque as chuva vêm em volume alto, acompanhadas de rajadas de vento, raios e podem ocasionar problemas como alagamentos.