Estado de Goiás institui dia da pamonha para celebrar tradicional iguaria

Estado de Goiás institui dia da pamonha para celebrar tradicional iguaria

Que o goiano é apaixonado por pamonha, todo mundo sabe, e agora nós temos um dia para comemorar essa iguaria tão amada em Goiás.

O estado de Goiás oficializou uma data para celebrar uma de suas iguarias mais amadas: a pamonha. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei nº 22.535, que estabelece o “Dia Estadual da Pamonha Goiana” a ser comemorado anualmente em 3 de fevereiro.

A iniciativa, proposta pelo deputado Gugu Nader, busca homenagear a pamonha como um dos principais símbolos da culinária goiana, ao lado de outros pratos tradicionais como o pequi e o pit-dog. Em conjunto com a nova data, será realizado o Festival da Pamonha Goiana em Goiânia, celebrando o início da colheita da safra de milho.

A pamonha, conhecida por suas versões doce com queijo, salgada com queijo ou à moda (com queijo, linguiça e pimenta), é uma verdadeira paixão gastronômica para os goianos. A celebração oficial destaca a importância cultural e gastronômica desse prato típico, enaltecendo a rica tradição culinária do estado.

Deixe seu comentário

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.