O Estado de Goiás pode ter uma nova onda de calor e temperaturas que podem chegar a 41°C em algumas regiões. O calor vai ser próximo do registrado em setembro, mês mais quente deste ano. O aumento nas temperaturas será devido a um sistema de alta pressão, que dificulta a formação de nuvens de chuva.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê que o calor deve ficar mais intenso a partir do final de semana.
“Essas chuvas dos últimos dias vão parar, sexta será um dia de estabilidade e, no final de semana, Goiânia pode ter 38°C e regiões como o norte, noroeste, região do Vale do Araguaia, com 40°C, até 41°C”, disse André Amorim, gerente do Cimehgo.
Para que seja caracterizado uma onda de calor, é necessário o aumento de 5°C na temperatura e que esse quadro se mantenha por cinco dias. Amorim ressaltou que ainda é necessário aguardar o aumento das temperaturas para saber se elas se formarão a onda de calor.
“Ficaremos por cerca de dez dias sem chuva, o que provoca esse aumento na temperatura”, disse Amorim.
Entre os cuidados necessários durante esse período estão evitar a exposição ao sol, principalmente durante a tarde e beber bastante líquido para se manter hidratado.