O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de temperaturas extremas para 45 cidades do estado de Goiás (veja a lista no final desta publicação).
O alerta se deve a uma nova onda de calor, que representa risco à saúde por poder elevar a temperatura 5°C acima do esperado para essa época do ano.
O aviso do Inmet tem validade até a próxima segunda-feira (23). Ao portal, Olivio Bahia, meteorologista do Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), explicou o motivo do alerta emitido pela entidade.
“O alerta de onda de calor é emitido quando as temperaturas estão acima da média do que é considerado normal para o período. Por exemplo, se a média para o mês de outubro, em Goiás, for de 35ºC e está registrando 40ºC, esse valor tem de ficar acima da média durante um intervalo superior a três dias. Quando esse comportamento climático se configura, nós emitimos o que chamamos de alerta de onda de calor”, disse.
De acordo com o meteorologista, a ocorrência do fenômeno das ondas de calor é normal nesta época do ano. “As ondas de calor sempre ocorrem ao longo do ano. Especificamente nessa época do ano, o mês de outubro, ao observarmos de forma astronômica, o sol no movimento aparente passou a linha do Equador e com isso temos mais radiação solar”, explica.
“Sem nebulosidade ou com pouca presença de nuvens no céu, a alta incidência de radiação solar mantém a temperatura elevada. Isso chamamos de massa de ar quente. Como não está chovendo, então temos uma massa de ar quente que deixa o tempo aberto por um longo período e as temperaturas batendo na casa dos 40ºC”, completa Olivio Bahia.
O órgão ainda afirma que outros estados do país estão sob alerta de perigo: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Previsão do tempo
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão para os próximos dias compreende temperaturas altas em todas as regiões do estado. Nas regiões central, sul e leste, a máxima poderá chegar aos 38ºC. Já na região norte, aos 40ºC e, na região oeste, aos 41ºC.
No domingo (22), a expectativa principal a respeito da chuva abrange os municípios de Goiânia e região metropolitana, Niquelândia, Uruaçu e Estrela do Norte. Nessas regiões, segundo o Cimehgo, poderá ocorrer uma virada no tempo com pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento.
Confira a lista de cidades que serão afetadas pela onda de calor em Goiás:
Aporé
Aragarças
Araguapaz
Arenópolis
Aruanã
Baliza
Bom Jardim de Goiás
Bonópolis
Britânia
Caiapônia
Campos Verdes
Chapadão do Céu
Crixás
Diorama
Doverlândia
Fazenda Nova
Iporá
Itajá
Itapirapuã
Itarumã
Ivolândia
Jataí
Jussara
Mara Rosa
Matrinchã
Mineiros
Montes Claros de Goiás
Montividiu
Mozarlândia
Mundo Novo
Mutunópolis
Nova Crixás
Novo Planalto
Palestina de Goiás
Perolândia
Piranhas
Porangatu
Portelândia
Rio Verde
Santa Fé de Goiás
Santa Rita do Araguaia
Santa Terezinha de Goiás
São Miguel do Araguaia
Serranópolis
Uirapuru