O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou até a próxima terça-feira (26), o alerta de grande perigo para a onda de calor em Goiás. Isso porque as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.
No sábado, segundo o órgão, as temperaturas no estado ultrapassaram os 37ºC. No norte, onde estão municípios como Crixás, Niquelândia e Porangatu, e no oeste, onde estão cidades como Anicuns, Iporá e Jussara, as temperaturas podem chegar a 41ºC.
No sul, onde estão localizados municípios como Buriti Alegre, Itumbiara e Morrinhos, a temperatura pode chegar a 39ºC. No centro e no sudoeste goiano, os termômetros podem marcar 38ºC e no leste, 37ºC.
Onda de calor
A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil deve continuar nos próximos dias. Segundo o Inmet, Goiás e mais oito estados vão sofrer com o calor de ‘grande perigo’ no país. Itapaci pode atingir a marca de 40°C neste domingo.
De acordo com a chefe do Inmet, Elizabeth Alves, esse calor ocorre devido uma massa de ar seco predominante em várias regiões do país. Essa condição persistindo por vários dias, traz esse alerta da onda de calor.
“Estamos com mais de cinco dias com temperaturas elevadas acima da média e quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo”, explica Elizabeth.