Um paciente de 59 anos morreu depois de cair de uma maca em frente a um hospital, em Orizona, na região sul de Goiás.
À polícia, a família contou que o caso aconteceu durante uma transferência entre hospitais. Na ocasião, a Sebastião de Paula Teodoro teria caído de cima da maca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O secretário de Saúde de Orizona, Hernane Rodrigues, assumiu que um funcionário “novato e sem experiência“, que já foi afastado, deixou a vítima cair. O portal tentou contato com o secretaria para um posicionamento, mas não obteve retorno até a última atualização desta publicação.
Sebastião de Paula Teodoro caiu no último dia 8 de setembro e morreu na sexta-feira (14). Segundo declaração de óbito do Hospital de Urgências de Goiás, a causa da morte foi um choque neurogênico causado por traumatismo cranioencefálico.
Apesar de revoltada com a situação, a família ainda diz que não quer “crucificar” o condutor da ambulância que a secretaria aponta como responsável pela queda.
“A queda foi um acidente, mas as horas seguintes [demora, falta de atenção e cuidado após a queda], não“, escreveu a família.
A QUEDA:
Segundo a família, Sebastião foi internado em Orizona no dia 21 de agosto para tratar uma insuficiência renal. Já no dia 29, a família narra que ele teria recebido alta para tomar remédios em casa até sair uma casa em Itumbiara, onde ele deveria fazer tratamento nos rins. Dia 31 de agosto, ele foi para a cidade.
A reportagem também solicitou um posicionamento à secretaria de Saúde de Itumbiara, mas não obteve retorno.
Ainda de acordo com a família, depois de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Itumbiara, os médicos pediram transferência para que ele voltasse para Orizona para terminar de tomar medicamentos. No entanto, quando o paciente chegou ao hospital, durante a retirada da maca da ambulância, teria ocorrido a queda.