Criminosos agem em Itapaci com o golpe do ”novo número”

0
1982
WhatsApp: telas do golpe do novo número — Foto. Reprodução / IU

Nos últimos dias, a Redação do Jornal Itapaci Urgente vem recebendo a informação que várias pessoas em Itapaci estão sendo vítimas de criminosos através do golpe do “Novo Número”.

De acordo com informações, o golpe funciona da seguinte forma: Um número desconhecido entra em contato pelo WhatsApp, mas a foto é de uma pessoa familiar.

A estrutura do golpe é simples e começa com o criminoso enviando uma mensagem em que diz que trocou de número, geralmente por ter deixado o telefone antigo em uma assistência técnica. Logo em seguida o estelionatário pede ajuda à vítima alegando que precisa fazer um pagamento, mas que está sem o aplicativo do banco no celular provisório.

Esta é a premissa do novo golpe que circula no aplicativo de mensagens do grupo Meta — antigo Facebook. O objetivo dos criminosos é o mesmo: extorquir usuários que se deixam levar apenas pela imagem conhecida no perfil.

A Polícia Civil já está ciente do novo golpe e investiga para identificar os criminosos. 

O fraudador pede uma transferência em dinheiro para alguma urgência, já que no novo celular o aplicativo do banco ainda não está autorizado a fazer esse tipo de transação”, comenta o especialista em prevenções de fraudes Fernando Guariento, da empresa AllowMe.

Segundo Guariento, nesse golpe o estelionatário tem a vantagem de ter informações pessoais da vítima, como o nome de familiares próximos. Isso acontece porque muitos usuários de redes sociais deixam o perfil aberto a desconhecidos e marcam em fotos amigos e parentes.

Temos o costume de marcar familiares e deixar explícito nas legendas das fotos qual o grau de parentesco com eles, e são com essas informações que o fraudador age”, explica o especialista.

Outra forma de os golpistas conseguirem os dados pessoais das vítimas é por meio de vazamentos de dados. Os estelionatários podem encontrar em alguns sites o nome completo, telefone, endereço, email e até informações como CPF e RG.

Diferentemente do que ocorre no golpe do WhatsApp clonado, o perfil verdadeiro pelo qual o estelionatário se passa não perdeu o acesso ao aplicativo de mensagens. Dessa forma, a única maneira de o criminoso agir é criando uma conta nova e dizendo que supostamente teve um problema com o número antigo.

Para evitar golpes desse tipo, a AllowMe recomenda que os usuários mantenham o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares. Além disso, a empresa destaca a importância de sempre desconfiar quando alguém pede dinheiro por aplicativos como o WhatsApp.

O que é o golpe do novo número?

Diferente do golpe do WhatsApp clonado, que é quando o golpista invade remotamente a conta de uma pessoa, o golpe do novo número é mais simples, já que alguém se passa por uma pessoa conhecida e solicita que grave seu novo número na agenda de seu telefone. A partir desse momento, o golpista tenta adquirir informações pessoais sobre você ou outra pessoa que você conheça, podendo pedir dinheiro emprestado com a desculpa que apareceu um imprevisto.

Como alguém consegue meu número e minha foto de perfil?

Na maioria das vezes, a foto é roubada pelos perfis dessas pessoas nas redes sociais. Também há a possibilidade de roubarem seu contato quando roubam o celular de alguém de sua convivência ou contato virtual.

Mesmo que você tenha todos os cuidados com suas informações, os golpistas violam invadindo banco de dados ou contas.

Como se proteger do golpe do novo número?

O golpe do novo número envolve sempre mais de uma pessoa, sendo aquela que teve os dados roubados e aqueles que foram abordados pelos golpistas. Essas abordagens já são estudadas por eles, então a forma que eles envolvem a vítima é surpreendente.

Para não cair nessa cilada, as dicas são:

· Não compartilhe a foto do seu WhastApp em outras redes sociais, pois os criminosos aproveitam as correntes que viralizam e roubam essas fotos dos perfis abertos;

· Configure a privacidade de suas redes sociais e restrinja o acesso às informações para aqueles que não são seus amigos ou seguidores;

· Desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para aqueles que não tem seu contato salvo. Para realizar esse procedimento, abra seu aplicativo, vá em “conta”, após em “privacidade” e em “foto de perfil”. Depois disso, ative a opção “meus contatos”;

· Jamais faça nenhuma transação de valores antes de contatar essa pessoa que está pedindo. Ligue ou faça chamada de vídeo antes de fazer qualquer movimentação;

· Sempre desconfie de números que você não conheça entrando em contato, mesmo que a foto seja a mesma de alguém que você conheça. Tente sempre ligar para o número antigo para ter certeza que a mensagem em questão é verdadeira;

· Nunca fale ou compartilhe suas senhas com outras pessoas, nem por ligação, nem por mensagens;

· Se você notar algum problema com seu aplicativo de mensagem desconfie, pois pode estar invadido por golpistas. Entre em contato como suporte e avise seus contatos no mesmo momento por outra rede social.

 

Deixe seu comentário