Veículo carregado com material radioativo tomba na BR-153

0
1503
Furgão carregado com material radioativo tombou, em Morrinhos, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros.

Um veículo modelo furgão, carregado com material radiativo tombou na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. O acidente aconteceu na última segunda-feira (17), no km 642 da rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou o veículo na faixa de domínio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o produto identificado era o Fluor-Ipen, fluoreto de sódio (18 F), que geralmente é utilizado em radiodiagnosticos na medicina nuclear para o tratamento de cânceres.

A polícia explicou que não houve derramamento de carga na pista, de modo que a carga ficou dentro do veículo. Ainda de acordo com a (PRF), não ocorreram danos a recursos hídricos e não houve vítimas.

Como o nome da empresa que o furgão pertencia não foi divulgada, o portal não conseguiu localizá-la para um posicionamento até a última atualização desta reportagem. A carga foi recolhida pelos órgãos competentes e o veículo foi liberado para o proprietário, que havia saído de São José do Rio Preto, em São Paulo, e seguia rumo a Goiânia.

Identificação da carga
Na ocasião do acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado através da equipe especializada da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP). No local, juntamente com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) as equipes verificaram que o produto em questão se tratava de fluoreto de sódio.

De acordo com a corporação, após os procedimentos para armazenamento e transporte, foi realizada a verificação de radioatividade, com um aparelho de verificação de radiação, contador Geiger, não sendo identificado nenhum tipo de contaminação ou radiação pelo produto. Após os procedimentos previstos, o produto ficou aos cuidados da CNEN.

 

Deixe seu comentário