Tradicionais Cavalhadas de Pilar de Goiás volta com tudo após dois anos de ausência

Tradicionais Cavalhadas de Pilar de Goiás volta com tudo após dois anos de ausência

No último final de semana, voltou a acontecer no município de Pilar de Goiás, após dois anos devido a pandemia de coronavírus, uma das manifestações culturais mais antigas de Goiás, as Cavalhadas.

Em Pilar de Goiás, as Cavalhadas têm 127 anos de história e integram a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro. A programação teve início às 5 horas com uma missa na Igreja Matriz. Em seguida, os cavaleiros percorreram as principais ruas ao som da bandinha imperial e do repique dos sinos. Durante a festa, ocorrem ainda a Corrida do Encamisado, o desfile da princesa Floripa e a tradicional batalha entre mouros e cristãos.

A encenação da batalha entre mouros e cristãos em Pilar de Goiás aconteceu no sábado (10/09) e domingo (11/9), no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes e durante os dois dias de evento, um grande público prestigiou as apresentações.

O evento faz parte do circuito das Cavalhadas de Goiás e é promovido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento cultural contou também com total apoio do Governo Municipal de Pilar de Goiás. 

Além de manter viva uma das mais populares encenações de Goiás, a iniciativa também ajuda a movimentar o turismo e aquece a economia local.

Em 2022, Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios.

Durante os dois dias várias autoridades estiveram presentes, entre elas, o secretário de estado de cultura, Marcelo Carneiro. O Prefeito Tiagão Japiassú acompanhado pela primeira-dama Steyce, vice-prefeito Rainero e vereadores do município também estiveram presentes.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

Imagens: Geovane Miranda / Regional 

Deixe seu comentário

Raphaell Feitosa

Goiano, 33 anos, Casado, Pai, Redator e CEO do Portal Itapaci Urgente.