No último final de semana, voltou a acontecer no município de Pilar de Goiás, após dois anos devido a pandemia de coronavírus, uma das manifestações culturais mais antigas de Goiás, as Cavalhadas.
Em Pilar de Goiás, as Cavalhadas têm 127 anos de história e integram a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro. A programação teve início às 5 horas com uma missa na Igreja Matriz. Em seguida, os cavaleiros percorreram as principais ruas ao som da bandinha imperial e do repique dos sinos. Durante a festa, ocorrem ainda a Corrida do Encamisado, o desfile da princesa Floripa e a tradicional batalha entre mouros e cristãos.
A encenação da batalha entre mouros e cristãos em Pilar de Goiás aconteceu no sábado (10/09) e domingo (11/9), no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes e durante os dois dias de evento, um grande público prestigiou as apresentações.
O evento faz parte do circuito das Cavalhadas de Goiás e é promovido pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento cultural contou também com total apoio do Governo Municipal de Pilar de Goiás.
Além de manter viva uma das mais populares encenações de Goiás, a iniciativa também ajuda a movimentar o turismo e aquece a economia local.
Em 2022, Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás reúne 12 municípios.
Durante os dois dias várias autoridades estiveram presentes, entre elas, o secretário de estado de cultura, Marcelo Carneiro. O Prefeito Tiagão Japiassú acompanhado pela primeira-dama Steyce, vice-prefeito Rainero e vereadores do município também estiveram presentes.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS:
Imagens: Geovane Miranda / Regional