GO: Operação resgata quase 40 cavalos que estavam ilhados no Lago Serra da Mesa

0
204
Operação resgata quase 40 cavalos que estavam ilhados, em Goiás — Foto: Reprodução/CBMGO

O Corpo de Bombeiros realizou uma operação para resgatar cavalos que estavam ilhados, em Niquelândia, no norte de Goiás. De acordo com a prefeitura, a suspeita é que os animais foram soltos enquanto o nível da água estava baixo e acabaram presos. A retirada levou mais de 24h.

O resgate foi feito na última quinta-feira (12), no Lago Serra da Mesa, região da Barriguda. Os animais foram soltos no local para aproveitar a passagem e acabaram isolados em uma das ilhas que se formaram quando o nível da água subiu em dezembro.

Os moradores da região notaram os animais e acionaram a secretaria de meio ambiente da cidade que pediu apoio aos bombeiros. Ao chegar no local, os militares notaram que os cavalos estavam magros e alguns já estavam mortos.

Alguns cavalos tinham características de serem mais dóceis, outros mais selvagens. Foi preciso voltar para Niquelândia para conseguir mais gente e conseguir voltar no outro dia e retirar os cavalos”, contou o capitão do Corpo de Bombeiros Sancler Ramos.

Com a ajuda de voluntários, os cavalos menores foram colocados dentro de uma canoa e os maiores foram puxados na água, pois não tinham forças para nada.

Segundo informações do médico veterinário Diorge Carvalho, que participou do resgate, foram retirados 39 cavalos com vida, dois deles morreram durante o resgate.

Encontramos no local, cinco [cavalos] com restos mortais recentes, mas acreditamos que esse número seja maior, devido à falta de alimento. Acreditamos que esses animais estavam ilhados há mais de 60 dias”, contou.

Os animais foram encaminhados para uma área segura e o dono não foi identificado.

Operação resgata quase 40 cavalos que estavam ilhados, em Goiás — Foto: Reprodução/CBMGO
Deixe seu comentário
SHARE
Goiano, 30 anos, Casado, Pai, Redator e Proprietário do Jornal Itapaci Urgente. Aqui a notícia é verdade.