URUAÇU – Dois irmãos foram flagrados em um veículo com 3 kg de pedras preciosas sem nota fiscal, em Uruaçu, na região norte de Goiás, a 96 km de Itapaci. Eles e as pedras foram levados para a Polícia Federal (PF) porque não teriam comprovado a origem e a legalidade delas.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão das pedras foi realizada na segunda-feira (28), durante abordagem aos irmãos em uma fiscalização na unidade da PRF em Uruaçu.
Turmalina
Durante uma vistoria, os policiais desconfiaram, realizaram procedimento padrão de revista e encontraram pacotes com pedras preciosas diversas, entre elas a turmalina, formada principalmente por ferro, sódio, magnésio, cálcio e lítio. Ela é encontrada no Brasil e em outros países, como Paquistão, Nigéria, Moçambique, Madagascar, Afeganistão e Tanzânia
Segundo a PRF, os irmãos afirmaram que trabalham com lapidação de joias e que pegaram as pedras em Belém, no Pará, para levar para Belo Horizonte, em Minas Gerais.
No entanto, como os irmãos não apresentaram nenhum documento de origem do produto, a PRF registrou a situação como fragrante, a princípio, em razão do transporte de mercadoria sem nota fiscal.