Secretaria de Saúde emite alerta sanitário após registrar recorde de casos de chikungunya em Goiás

0
108
Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação

Além da preocupação com a pandemia de coronavírus, Goiás também sofre com o crescente número de casos de chikungunya em todo o estado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), só este ano foram notificados 802 casos, contra apenas 270 no ano passado.

Em 2019, 396 casos de chikungunya foram registrados pelas autoridades, sem nenhum óbito.

A Secretaria da Saúde afirmou que emitiu, em maio de 2021, um alerta sanitário sobre possível epidemia de Chikungunya no território goiano.

A pasta informou que esse documento foi repassado para as 18 regionais de saúde e aos 246 municípios, com orientações sobre a identificação e monitoramento de casos suspeitos e ações de bloqueio do mosquito transmissor.

Chikungunya em Goiás

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação
  • 2021 – 802 casos notificados e nenhuma morte;
  • 2020 – 270 casos confirmados em 2020 e nenhuma morte;
  • 2019 – 396 casos confirmados e nenhum óbito.

Por causa da explosão de casos da doença em 2021, a secretaria informou que emitiu, na última terça-feira (7), um alerta sanitário sobre o período chuvoso e inundações, que também traz orientações sobre o combate ao Aedes. Os documentos foram publicados no site da SES-GO.

Goiás nunca teve um epidemia por chigungunya. Nos preocupa porque temos muitas pessoas susceptíveis a esses vírus e nós ainda não tivemos o fim da pandemia de Covid. Então é muito importante que as pessoas se atentem”, afirmou a superintendente de vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

Aedes aegypti

O mosquito que transmite a dengue, Aedes aegypti. — Foto: Fotos públicas

A chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e o zika vírus, o Aedes aegypti. A médica Marina Alves explica que as três doenças apresentam sintomas parecidos que, na maioria das situações, só é possível diagnosticá-las com base em testes laboratoriais.

“A chikungunya dá muitas dores articulares com edema das articulações. Na zika, a febre pode ser um pouco mais baixa, as lesões vermelhas pelo corpo podem surgir mais precocemente, mas realmente a diferença entre elas é feita com os exames laboratoriais”, afirmou.

Dengue e zika vírus
Embora os casos de chikungunya tenham aumentado, os números da dengue e zika vírus até a primeira semana de dezembro não ultrapassaram os valores de todo o ano passado.

Em 2021, Goiás notificou 90 casos de zika em todo o estado, segundo a SES-GO. Já em 2020, o estado registrou 258 casos da doença em todo o território goiano. Não foram registradas mortes nos dois anos.

Em relação à dengue, o estado teve até agora 67,2 mil casos de dengue neste ano, contra 84,3 mil em 2020.

Deixe seu comentário